quinta-feira, 28 de março de 2013

A aventura para se comprar um vinho Gewurztraminer


Nesses dias quentes de verão nada melhor do que um espumante, um rose ou um bom vinho branco. Pois bem, vendo que meus vinhos brancos estavam acabando lá fui eu para uma loja de vinhos. Os clássicos Chardonnay, Sauvignon Blanc estavam sendo muito bem ofertados, assim como os italianos Chiantti. Tive uma surpresa com o avanço da Torrontés, percebi um aumento de exemplares sendo vendidos, pelo menos nesta loja, agora minha maior supresa foi quando eu perguntei, “Vocês tem algum exemplar de Gewurztraminer?” e a resposta assustadora “Você tem certeza que isso é uma uva?”

O que dizer neste momento?

Me perguntei, será que estou em alguma rede de supermercados? (com todo respeito a rede de supermercados, inclusive já fui muito melhor atendido nesses lugares) não, não estava, estava em uma loja especializada em vinhos.

Muito educadamente abri o google no meu celular e mostrei do que se tratava, mas achei um verdadeiro absurdo. Não sou um enólogo, sou apenas um apreciador, mas mesmo não sendo um profissional entendo um pouco, mas não conhecer a Gewurztraminer é um pouco demais.

Para que não conhece nada de vinhos é a mesma coisa de você ir em uma farmácia, pedir um Tylenol e o atendente te responder “tem certeza que isso é um remédio e é vendido aqui?”

Realmente se queremos ser um país que tenha um consumo de vinho, no mínimo aceitável, não podemos ter uma loja especializada em vinhos em que seus profissionais não sejam preparados para tal.

Acredito que o que vivenciei seja uma exceção, já fui em excelentes lojas com atendimentos espetaculares, entretanto, cabe aqui o relato dessa situação vivida há poucos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário