segunda-feira, 11 de junho de 2012

Não conheço nada sobre vinhos mas quero agradar meus convidados, que vinho devo servir?


Quando não temos o hábito de tomar vinhos ou não conhecemos muito a respeito do tema sempre ficamos com a dúvida, que vinho devo servir para agradar meus convidados? 

A primeira dica que dou às pessoas é identificar o quanto seus convidados gostam de vinhos? 

Se a resposta for “muito” você esta diante da melhor das situações, pergunte a seu convidado que tipo de vinho mais lhe agrada, informe o que pretende servir e vá a uma boa loja de vinhos e compre um bom vinho da cepa (uva) indicada por seu convidado. 

Agora se você sabe que seus convidados gostam de vinhos, porém não sabe o quanto eles gostam, nem se conhecem muito ou pouco a respeito, minha dica é comprar um bom Cabernet Sauvignon. Há excelentes vinhos Cabernet Sauvignon chilenos, argentinos e nacionais, muitos deles a um ótimo custo-benefício. Pode ser que você não acerte em cheio o gosto de seus convidados, porém tenho certeza que não irá desapontá-los e terá um excelente jantar.

Há ainda outra situação, em que você quer servir vinho, porém seus convidados não gostam e não sabem nada a respeito. Minha sugestão em uma ocasião dessas é servir um vinho Lambrusco. Esse vinho frisante agrada pessoas que não conhecem nada, que nunca tomaram vinhos e até pessoas que estão iniciando no mundo dos vinhos. Optando pelo Lambrusco minha sugestão é gastar um pouco mais e comprar um Lambrusco de boa qualidade, isso faz toda a diferença, há vinhos dessa categoria, de preço baixíssimo porém de qualidade duvidosa.

Com o tempo e o conhecimento vamos aprendendo a harmonizar os vinhos com os pratos, a servir outras uvas excelentes e assim servir o vinho certo na ocasião certa.

4 comentários:

  1. Oh Eduardo, tudo bem?
    Eu gosto muito do Carmenère, porém não conheço nada de vinho. Pode isso, Arnaldo?

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Grande Carlão,
    Claro que pode gostar de Carmenere e pelo jeito se provar outros vinhos vai gostar também.
    Cuidado que eu comecei assim viu...rs.rs... gostando só de um vinho chileno, que por sinal era um Carmenere. Hoje vivo degustando vinhos.
    Grande abraço meu amigo.

    ResponderExcluir
  3. Precisava elaborar mais a parte do Cabernet Sauvignon. Desse jeito, o vivente vai comprar aquele cabernetzão juvenil cheio de arestas e traumatizará os paladares pouco afeitos aos rigores gustativos. Outra coisa... Lambrusco: vinho pra espantar visita. Até um Prosecco "entry level" faz figura mais bonita. Pelo menos estamos falando de "Vitis vinifera".

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por visitar o blog Andy Schmid e obrigado pelas dicas, elas são muito bem vindas.

    Respeito sua opinião sobre o Lambrusco, porém não tenho a mesma visão sobre esse vinho. Dependendo do tidpo da visita ele vai realmente espanta-las, entretanto, para um público que não conhece nada o vinho pode agradar.

    Continue acompanhando o blog.

    Abraço

    ResponderExcluir