domingo, 26 de agosto de 2012

O que fazer quando o garçom coloca aquele pouquinho de vinho na taça?


Muitas pessoas evitam pedir vinhos em restaurantes por não saber o que fazer naquele momento em que o garçom coloca aquela pequena quantidade de vinho na taça.

Eu, assim como muita gente que está lendo esse post, também tinha esse receio, no começo eu optava por não experimentar o vinho. Quando o garçom ia colocar aquele pouquinho de vinho eu dispensava... dizia ao sommelier/garçom que podia continuar com o serviço. Pois é, muita gente que já conhece mais de vinho e até eu mesmo dou risada disso hoje, mas meu pensamento era esse, como não sabia o que fazer optava por não experimentar. Com o tempo fui conhecendo mais, entendendo a necessidade daquele momento e experimentando todos os vinhos.

Primeiro, vamos partir do principio que a escolha do vinho já ocorreu. A escolha do vinho é uma opinião pessoal que pode ter o auxilio do sommelier (profissional do restaurante especializado em vinhos). Uma vez escolhido o vinho, o sommelier/garçom irá abri-lo e colocar aquela pequena quantidade de vinho na taça... e agora? 

Já vi muita gente que nesse momento cheira o vinho, faz careta, olha para o lado e começa a avaliar o vinho, falando dos aromas e por aí vai.... mas vamos deixar claro aqui, não é o momento pra isso, a idéia não é essa. 

A função desse momento é avaliar se o vinho esta saudável ou não. Os vinhos podem estar avinagrados ou oxidados, que é quando sentimos aromas de vinagre ou ovo podre ou podem estar “bouchonné” – termo usado quando a rolha foi contaminada por um fungo – geralmente se identifica esse estado quando se sente cheiro e gosto de “papelão molhado”. Caso identifique algumas dessas situações peça que o sommelier troque o vinho. Estando tudo certo autorize o garçom a continuar com o serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário